quarta-feira, 29 de junho de 2016

Batata 4º alimento mais consumido no Mundo

Nutricionistas da FAO afirmam que uma dieta composta de batata e leite poderia suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa para se manter, atualmente a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, após arroz, trigo e milho.
A batata (Solanum tuberosum L.), é uma planta perene da família das Solanáceas, quando adulta tem entre 60 a 100 centímetros de altura, possui flores e frutos produzindo um tubérculo comestível rico em amido (carboidrato).
È originária da Cordilheira dos Andes, próximo ao Lago Titicaca, onde, segundo os investigadores, é cultivada há mais de 7.000 anos.
Ao contrário de muitos outros alimentos, as batatas foram capazes de ser cultivadas em altitudes elevadas típicas desta região e, portanto, tornou-se um alimento básico para estas pessoas.

As batatas foram trazidas para a Europa pelos exploradores espanhóis que as “descobriram” na América do Sul no início do século 16, e por serem boas fontes de vitamina C, foram posteriormente utilizadas em navios espanhóis para evitar o escorbuto. 
A Espanha introduziu a batata na Europa, e enquanto que foram consumidas por algumas pessoas na Itália e na Alemanha, não eram amplamente consumidas em toda a Europa, apesar de muitos governos ativamente promoverem este alimento nutritivo, que era relativamente barato de produzir.
A razão para isto é que desde que as pessoas sabiam que a batata está relacionada com a família nightshade (podendo conter enzimas tóxicas), muitos achavam que era venenosa como alguns outros membros desta família, além disso, muitas julgavam a batata com suspeita, uma vez que não foi mencionada na Bíblia.
Na verdade, a batata inicialmente tinha uma reputação tão pobre na Europa que muitas pessoas pensavam que comê-las causaria hanseníase.
A batata foi introduzida na Europa antes de 1520 sendo responsável pela primeira revolução verde no velho continente, os ingleses incendiavam os trigais e matavam os porcos criados pelos irlandeses, levando o povo à miséria, entretanto a batata resistia ao pisoteamento das tropas, às geadas e ficavam armazenadas no solo.
Alguns governantes impuseram medidas para a difusão da batata na Europa, Frederico Guilherme, da Prússia, ordenou a amputação do nariz de todos os camponeses que não plantassem batatas; Luis XVI, da França, ordenou a instalação de canteiros em locais públicos com a presença da guarda armada somente durante o dia - o que vale ser guardado vale ser roubado.
A difusão da batata em outros continentes ocorreu através da colonização realizada pelos países europeus, inclusive no Brasil. Inicialmente era cultivada em pequena escala em hortas familiares, sendo chamada de batatatinha, assim como na construção de ferrovias ganhou o nome de batata inglesa, por ser uma exigência nas refeições dos técnicos vindos da Inglaterra.
Características da Batata
Pesquisadores da história da alimentação apontam duas razões básicas para o êxito e a disseminação da batata: o valor energético / ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuado, possibilitando centenas de combinações que resultam em sabores diferentes.
A batata, para além de ser bastante nutritiva é um alimento que se presta a um número quase infindável de cozinhados.
É um legume rica em amido, tornando-a de fácil digestão e simultaneamente bastante alimentícia.
Conhecem-se muitas espécies de batata, sendo as de polpa amarela as mais indicadas para as preparações em que não devam desfazer-se (assadas, fritas, etc.) e as de polpa branca para sopas e purês.

Algumas maneiras de cozinhar a Batata
Se quiser fritar batatas, coloque-as, já cortadas, por meia hora no congelador, assim, elas ficarão secas e macias, depois de fritas.
Para salgar as batatas fritas de modo uniforme, coloque-as dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois sacuda por alguns segundos, assim, tempera logo as batatas ao mesmo tempo em que as enxuga.
Se quiser assar batatas com casca, besunte-as, antes, com um pouco de manteiga, elas ficarão com as cascas intactas e mais saborosas.
Se não tiver tempo para assar as batatas, coza-as primeiro em água temperada de sal, durante dez minutos, depois, é só metê-las em forno quente.
Se as quer cozer, junte na água da cozedura algumas gotas de limão ou de vinagre, as batatas não vão escurecer ao longo da cozedura.
Um purê de batata ficará mais saboroso se lhe acrescentar uma clara batida em castelo firme.
O purê também fica melhor se lhe juntar uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem leve e leve ao forno, por alguns minutos.
Não deite fora as cascas da batata, lave-as bem, enxugue-as, frite-as em óleo quente, tempera-as de sal e sirva-as como aperitivo.
Convém conservar as batatas em lugares frescos com temperaturas não inferiores a 6ºC.
O excesso de luz, ou a sua total ausência, propiciam a germinação dos germens das batatas, há, portanto que evitar essas circunstâncias no lar.
O tipo de cozinhado que melhor conserva os nutrientes da batata é o tratamento ao vapor, com pele.
No momento de descascar e cozinhar as batatas há que ter em conta que a maior parte das suas proteínas se encontram junto à pele.
As pessoas em idade avançada devem, preferencialmente, consumir batatas em purê.


Batata-doce uma “prima” da Batata comum

A relação da batata (Solanum tuberosum) com a batata-doce (Ipomoea batatas) é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família.
A batata-doce, também chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solaneles ( a mesma da batata, tomate, das pimentas, etc.), também é originária dos Andes e pela colonização espanhola espalhou-se por todo o mundo.
Batata-doce a preferida no cardápio dos atletas
A batata-doce está sendo a preferida no cardápio de atletas, frequentadores de academia e pessoas que fazem dieta. As razões desta febre são pelos benefícios oferecidos pelo tubérculo (ou raiz) à saúde, por ser fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico.
A batata-doce tem um índice baixo de triglicerídeos, ou seja,  não aumenta o açúcar no sangue. Por ser um carboidrato complexo, o corpo absorve de forma lenta, por isto as pessoas preferem consumir antes do treino, o que vai proporcionar fornecimento de energia de forma gradativa durante o exercício.
A batata-doce tem várias propriedades muito importantes, como a vitamina A que fortalece o sistema imunológico, prevenindo contra a gripe, resfriado e infecções, é também fonte de fibras, regula o intestino; rica em potássio, mineral importante para ser consumido por pessoas que são hipertensas, ajuda a reduzir o sódio para o controle da pressão arterial.
A raiz também contém vitamina C, importante para melhorar o sistema imunológico  porque ajuda a regular o cortisol que é o hormônio do stress.
A batata-doce evita o aumento da gordura corporal, além do mais pode ser consumido por portadores de diabetes.
A média diária é utilizar dois pedaços da batata-doce para substituir o pão ( um pedaço equivale a um tomate médio).
Receita de batata-doce chips:
 Ingredientes:
4 batatas doces médias; água gelada; sal a gosto.
Modo de fazer :
Descasque e corte as batatas em fatias finas. Mergulhe na água gelada por 15 minutos. Escorra e seque as batatas com papel-toalha e espalhe numa assadeira forrada com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 45 minutos ou até dourar, virando as batatas a cada 15 minutos com o auxílio de uma escumadeira. Polvilhe sal e sirva imediatamente. 
Rende: 4 porções. Calorias por porção: 73 cal.


2 comentários: