quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Senhora Abóbora (ou Dom Jerimum)

Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae, nomeadamente às classificadas nos gêneros;

1 - Abobra - uma única espécie, nativa da América do Sul
Abobra é um gênero de abóbora, nativa da América do Sul (Argentina, Brasil e Uruguai), cultivada para efeitos ornamentais e para produção dos seus frutos, vermelho-vivos, que são comestíveis, não só nesta região, mas também na Europa.
Alguns autores consideram a existência de duas espécies, Abobra viridiflora Naudin, de flores verdes, e Abobra tenuifolia (sinônimo deBryonia tenuifolia Hook.&Arn., de flores vermelhas, mas outros consideram estes nomes como sinônimos.
São conhecidas pelos nomes vulgares de abobrinha (Brasil), brionia del Uruguay e, por vezes, tayuya, embora este nome pertença mais propriamente a uma espécie aparentada, nativa da região amazônica.

2 – Cucurbita - gênero que inclui os tipos de abóbora mais comuns e a abobrinha.
Abóbora, abóbora-amarela, jerimu e jerimum são as designações comuns do fruto da aboboreira, abobreira ou jerimunzeiro(Cucurbita spp.), planta hortícola da família das cucurbitáceas, tal como a melancia, o melão, o chuchu e o pepino.
As espécies mais conhecidas são: Cucurbita moschata, Cucurbita maxima, Cucurbita pepo. Por serem espécies de polinização cruzada, há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como em outras características das plantas.
A cultura da abóbora é originária da América, sendo parte substancial da base da alimentação das civilização Olmeca, que, posteriormente foi absorvida pelas civilizações Asteca, Inca e Maia.

A importância de consumir abóbora diàriamente
A abóbora é um fruto rico em vitamina A que também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo,possui poucas calorias e é de fácil digestão.
A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas, possuindo também água e fibras.
A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.
Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.
Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).
Essa quantidade tem cerca de 20 kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante, para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.

Abóbora reduz sintomas de menopausa e TPM (Tensão Pré-Menstrual)
As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E, sendo boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.
As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.
Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas, se comprar em pedaços, escolha os que têm um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado, quando madura deixe na geladeira.
Você pode variar, cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.

Receita de Purê de Abóbora

Ingredientes:
1/2 kg abóbora
1/2 cebola média picada
1 colher rasa de sopa de margarina
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
1 xícara de leite
2 tablete de caldo de bacon
2 colheres rasa de chá de molho de pimenta
Obs.: A pimenta é opcional

Modo de Preparo
Ferver a abóbora com água sem sal, quando amolecer escorra e esprema à parte em uma panela com 2 colheres de sopa de azeite
Doure bem a cebola, quando estiver bem douradinha acrescente, a margarina o cheiro-verde, o leite e o caldo de bacon
Mexa bem e coloque a abóbora espremida
Mexa bem e coloque por fim o molho de pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário