terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dieta a quanto obrigas

As dietas já fazem parte da rotina, não só das mulheres, mas os homens também as procuram, e depois das férias onde é natural que se consumam mais calorias nas diversas festas familiares e com amigos, existe depois a disciplina que toda a dieta obriga, todos querem enfim ter um corpo perfeito, ou quase.
A parte mais confusa é que aparecem então todos os tipos possíveis e impossíveis de dietas, é a dieta do chá, dieta das proteínas, dieta vegetariana e não param de aparecer diariamente mais de cinquenta.
Fui então procurar algumas das mais famosas dietas, mas é bom deixar claro: antes de iniciar qualquer programa para perder peso, consulte um médico ou nutricionista, esse deve ser o primeiro passo para quem quer manter-se em forma.
Algumas dietas

Dieta do Tipo sanguíneo
Criada pelo médico naturopata americano Peter James, é baseada no tipo sanguíneo. Para o autor, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento.
Alimentos permitidos:
Tipo sanguíneo O: os que têm sangue tipo O são carnívoras por natureza, por isso têm mais facilidade de digerir carne vermelha.
Tipo A: o sistema digestivo das pessoas desse grupo é mais sensível e, por isso, assimilam melhor os vegetais, peixes, cereais, leguminosas e frutas.
Tipo B: verdadeiros amantes de laticínios, são supertolerantes ao leite e seus derivados.
Tipo AB: os donos desse tipo sanguíneo aceitam comida misturada, mas com porções equilibradas.
Alimentos proibidos:
* Tipo O: produtos de trigo, como pães e gérmen de trigo, além dos derivados do leite são bem nocivos às pessoas com esse tipo.
* Tipo A: devem-se manter afastados da carne vermelha.
* Tipo B: aves e milho são alimentos extremamente nocivos para os integrantes desse tipo.
* Tipo AB: carne bovina, de porco e frango, além de leite integral e alguns derivados como queijo brie (cabra) e parmesão, não são bem-aceitos pelo organismo portador de sangue AB.
Vantagem: os programas incluem todos os grupos alimentares para todos os tipos de sangue.
Desvantagem: o que depõe contra é que o programa alimentar baseado no tipo sanguíneo ainda não tem comprovação científica. 
Dieta do Dr. Atkins 
Conhecida mundialmente como a dieta da proteína foi criada na década de 80 pelo médico americano Robert Atkins. Esse regime restringe severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições. A grande perda de peso em curto espaço de tempo é o principal motivo de tanta adesão ao regime. 
Alimentos permitidos:
Carnes, aves, peixes, verduras, frutas - até mesmo o abacate -, são muito bem-vindos. A dieta também libera o consumo de ovos e carnes de porco, como o bacon, à vontade.
Alimentos proibidos:
Todos os derivados de carboidrato são expressamente proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados também devem ser cortados do cardápio.
Vantagem: rápida perda de peso.
Desvantagem: é muito severo na ingestão de carboidrato, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo. 

Dieta do mediterrâneo
Baseada no consumo de azeite de oliva, essa dieta, criada pelo médico Ancel Keys em 1945, tem na culinária do Mediterrâneo sua grande fonte de inspiração. A alimentação oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.
Alimentos permitidos:
Pode-se consumir gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (salmão, atum, anchova, sardinha), ômega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, sementes de gergelim, girassol, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.
Alimentos proibidos:
Gordura saturada, carne vermelha, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.
Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.
Desvantagem: o grande consumo de vinho pode ser um problema. 

Dieta ortomolecular 
O programa nutricional ortomolecular, formulado pelo químico americano Linus Pauling, é um dos preferidos dos artistas ultimamente. Isso porque o objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos.
Alimentos permitidos: 
Quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos, carboidratos integrais e dá preferência à proteína com baixo teor de gordura, como peixes, ave, avestruz e clara de ovo.
Alimentos proibidos:
Alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo. O carboidrato simples é expressamente proibido na última refeição do dia.
Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora pele, cabelo, unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento do intestino.
Desvantagem: ainda é rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente. 

Dieta de South Beach
Desenvolvida pelo médico cardiologista americano Arthur Agatston, ela foi criada inicialmente para reduzir o colesterol ruim e o triglicérides do sangue. Mas como os pacientes perdiam peso, logo o programa alimentar passou a ser utilizado para o emagrecimento. Sua base é parecida com a do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e se preocupa com a qualidade dos alimentos.
Alimentos permitidos:
Todos os grupos alimentares são liberados em quantidades moderadas. E, nesse caso, o carboidrato refinado é substituído pelo integral, suprindo o organismo da necessidade dessa classe alimentar.
Alimentos proibidos:
Massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e frituras não são bem-vindos no cardápio. 
Vantagem: é menos severa, contempla todas as categorias alimentares e indica o consumo de produtos saudáveis.
Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, pessoas com problemas renais e ácido úrico não podem aderir à dieta. 

Dieta programada Lean Body 
Indicada somente para quem pratica exercícios físicos diariamente. Este programa, desenvolvido por Cliff Sheats, é o sonho de muita gente. Afinal, o lema é comer mais para emagrecer mais. A dieta se baseia na ideia de que um regime de baixa caloria não é indicado para queimar gordura. Ela apenas retarda o metabolismo e com isso você perde energia e não queima caloria, mas músculo.
Alimentos permitidos:
Faz um balanço entre o carboidrato, a proteína e a gordura. Tudo é permitido. Em quantidades adequadas, claro.
Alimentos proibidos:
Nenhum tipo de alimento é proibido. E as quantidades aumentam a cada semana. Até parece um sonho, não é mesmo!? Mas nem pense em aderir sem praticar atividade física.
Vantagem: como recomenda o aumento de calorias a cada semana, o risco de perda de massa muscular é mínimo e ainda aumenta o metabolismo basal.
Desvantagem: para aderir essa dieta é preciso praticar atividade física com muita disciplina.

Dieta da pirâmide dos alimentos 
A primeira versão dessa dieta, criada em 1992, pelo United States Department of Agriculture deu tão certo que foi atualizada em 2005. Ela tem uma orientação bem equilibrada e estimula a reeducação alimentar.
Alimentos permitidos:
Todos são permitidos. O princípio é respeitar o estreitamento da pirâmide. A atividade física, por exemplo, é a sua base e os doces estão lá no topo.
Alimentos proibidos:
Nessa dieta não há restrição de nenhum grupo alimentar.
Vantagem: todos os grupos alimentares são consumidos diariamente, o que garante o bom funcionamento do organismo.
Desvantagem: quando feita corretamente, não tem desvantagens.

Cada dieta tem as suas vantagens e desvantagens, e cada pessoa deve seguir sempre as indicações do seu médico, ou nutricionista antes de começar alguma.
Na Internet encontra todas estas dietas que mencionei, e um cardápio.

A disciplina e o exercício físico serão sempre essenciais em qualquer dieta.



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

“Pó de Lua - para diminuir a gravidade das coisas” de Clarice Freire

Clarice Freire é publicitária e criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos, a que deu o nome de “Pó de Lua”, cuja finalidade é “para diminuir a gravidade das coisas”.
Desde essa altura Clarice começou a conquistar uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras, conseguindo também congregar alguns nomes do cenário do Brasil como a atriz Grazi Massafera, ou a apresentadora Ticiane Pinheiro.
Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora nascida no Recife, de 25 anos de idade, conseguindo surpreender os seus admiradores com uma proposta diferente.
“Pó de lua”, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade, inspirada pelas quatro fases da lua, minguante, nova, crescente e cheia, a autora trata em frases concisas e certeiras sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.
Por outro lado, o traço das ilustrações de Clarice Freire é suave, assim como os versos e frases que compõem o blog que mantém Pó de Lua, e a sua escrita mostrou-se forte para prender diversos leitores pelas redes sociais. O site, assim como a página no Facebook, alcançaram sucesso entre os leitores, são mais de 600 mil seguidores na página da rede social, e algumas postagens rendem mais de 3 mil compartilhamentos.

Clarice diz ter se rendido à insistência de alguns amigos que achavam um desperdício que ela jogasse os papéis fora. “O blog foi criado com o intuito de guardar as coisas, o que foi um desafio para mim, que não gostava de mostrar nada para ninguém. Aos poucos, fui me acostumando e o motivo de escrever foi ganhando mais espaço. Acho que o objetivo é colocar para fora o que não cabe dentro, acredito que cada um sabe qual é a sua. A minha é essa. Escrever no Pó de Lua começou a ser uma hora para respirar durante o dia.”
Clarice é filha do escritor e compositor pernambucano Wilson Freire e prima de Marcelino Freire, também escritor, e foi na própria família que buscou referências quando começou a escrever, “Desde pequena era levada para recitais e peças de teatro com os textos dos dois. Quando adolescente, procurava muito as escritoras, as poetisas”, diz. E o pulso delicado e firme que dá vida aos textos é influência delas, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Cora Coralina, “Me identifico com a delicadeza mesmo falando sobre assuntos muito duros. Gosto disso.”
Clarice Freire conta que começou a escrever ainda pequena, quando ganhava cadernos de presente e se sentia na obrigação de preenchê-los, “Sempre gostei mais dos cadernos sem linhas, apesar de nunca ter conseguido escrever nada em linha reta. Minhas letras dançam, mas eu gosto. Um dia desses encontrei um poema que fiz com uns 12 anos num formato bem parecido com o Pó de Lua, achei interessante.”

O livro já está à venda, editado pela Intrínseca (clicando aqui acede ao hotsite do livro “Pó de Lua”), valendo a pena pelo menos ver o trabalho muito cuidado da autora.
Em entrevista ao blog Socila1 Clarisse Freire disse a respeito do que escreve, “Eu gosto de dar leveza às vivências do dia a dia. Aqueles sentimentos e reflexões que nos acompanham enquanto realizamos as atividades mais banais. Falo de coisas que a gente tem dentro da alma e de coisas invisíveis. Às vezes, um objeto que está ali e a gente vê todo dia está cheio de significados ocultos nele. Falo de medo e da alegria profunda, de saudade, amor e decisões. Eu busco dar leveza as coisas mais duras da vida.”
“A plataforma internet, ainda mais o Facebook, me dá um contato muito rápido e direto com quem lê e isso é maravilhoso. Ao publicar um texto, no mesmo segundo, sei a reação, o sentimento deles. Sei porque expressam mesmo”.

sábado, 30 de agosto de 2014

A poesia é o deleite da alma

O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.


(Mario Quintana)



Não Pode Tirar-me as Esperanças

Busque Amor novas artes, novo engenho
Para matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.

Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Pois não temo contrastes nem mudanças,
Andando em bravo mar, perdido o lenho.

Mas conquanto não pode haver desgosto
Onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê.

Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde;
Vem não sei como; e dói não sei porquê.

(“Sonetos” Luís Vaz de Camões)


Canção Final

Oh! se te amei, e quanto!
Mas não foi tanto assim.
Até os deuses claudicam
em nugas de aritmética.
Meço o passado com régua
de exagerar as distâncias.
Tudo tão triste, e o mais triste
é não ter tristeza alguma.
É não venerar os códigos
de acasalar e sofrer.
É viver tempo de sobra
sem que me sobre miragem.
Agora vou-me. Ou me vão?
Ou é vão ir ou não ir?
Oh! se te amei, e quanto,
quer dizer, nem tanto assim.


(Carlos Drummond de Andrade)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Uma campanha viral na Internet “Ice Bucket Challenge"

Despejar um balde de água gelada por cima de si próprio

A campanha do “Balde de água gelada” (Ice Bucket Challenge, assim se chama em inglês), foi lançada para ajudar as associações de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa progressiva e fatal, onde a esperança vida varia de indivíduo para indivíduo, mas, em termos estatísticos, mais de 60% dos doentes só sobrevivem entre 2 a 5 anos.
O desafio consiste na pessoa publicar um vídeo de si própria a tomar um banho de água gelada, desafiando depois outras pessoas a fazê-lo. Os desafiados têm 24 horas para aceitar o desafio ou doar para a instituição.Se não fizer, deve doar US$ 100 para a associação. Mas é claro que a ideia é fazer os dois: o desafio, para divulgar a causa, e a doação.

O movimento #icebucketchallenge tornou-se viral nas redes sociais após um ex-capitão de beisebol norte-americano Pete Frates, portador da doença, postar na rede um vídeo na qual desafia algumas pessoas a contribuir com a ALS Association, e, o fenômeno foi replicado em todo o mundo, angariando fundos para as associações homólogas de outros países.
O Facebook divulgou que mais de 2 milhões de vídeos relacionados ao desafio já haviam sido publicados no site.
Durante todo o mês de agosto, as maiores celebridades do mundo foram doando seu dinheiro, mas agora a campanha entrou no reino animado, e o desafio foi lançado a Homer Simpson (dos The Simpsons), por A Duff.
Claro que Homer aceitou, e desafiou "Flanders, Lenny ... e Flanders novamente", bem como Donald Trump. 
Homer Simpson, depois de fazer as nomeações, tenta ir pelo caminho mais fácil derramando um copo de água gelada na cabeça (com tremores falsos e tudo), mas ele é pego de surpresa no final do seu vídeo por uma pilha de coisas geladas, que vão desde jogadores de hóquei, pinguins, Papai Noel, um urso polar e um caminhão de sorvete, com uma reviravolta no final. 


Entre 29 de julho e 12 de agosto, a ASL arrecadou mais de US$ 4 milhões, quase quatro vezes mais que o valor recebido em doações no mesmo período no ano passado.



quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sua Excelência o Tomate

Apesar de o tomate ser o grande vilão da cesta alimentar do brasileiro devido a uma oscilação de preço constante desde o início do ano, tendo atingido quase uma cotação igual à do ouro, é um alimento que em geral não falta à mesa, e todos temos a esperança de que com a chegada das eleições o preço caia para valores bem mais razoáveis.

Breve história do Tomate

O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum), e da sua família também fazem parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões.
É originário das Américas Central e do Sul onde era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, atualmente é cultivado e consumido em todo o mundo.
As teorias sobre a origem e cultivo do tomate variam, a maioria dos botânicos refere-o como alimento da civilização Inca, do antigo Peru, por ainda persistir naquela região uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) conhecidas apenas ali.
Para os astecas, tomate tinha a designação de xitomatl e as plantas com frutos redondos com sementes, recebiam o nome de tómatl.
Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume.
 Quando os espanhóis chegaram à capital asteca de Tenochtilán, atual Cidade do México, «(...) repararam que os vendedores "ofereciam tomates grandes, tomates pequenos, tomates verdes, tomates cacho, tomates finos, tomates doces, grandes tomates como serpentes, tomates muito amarelos, extremamente amarelos, vermelhos, muito vermelhos, completamente encarniçados, com uma cor de vermelho-brilhante, de rosa poente e avermelhados"».


Os europeus consideravam o tomate venenoso e associado à magia

O que se sabe é que apesar de constantemente associado à culinária da Itália, o tomate já era primordialmente consumido nas civilizações inca, maia e asteca antes de ser levado para a Europa.
Inicialmente, o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria.
Os primeiros registros apontam para a sua chegada em Sevilha, na Espanha, no século XVI, que era um dos principais centros de irradiação comercial para toda a Europa, principalmente Itália e Países Baixos.
Os italianos logo chamaram os primeiros frutos de pomo d'oro (pomo de ouro).
A literatura culinária espanhola antiga (1599 - 1611) não registra o uso do tomate. Na Itália, Antonio Latine escreveu, entre 1692 e 1694, o livro de cozinha napolitana Lo Scalco alla Moderna, em que uma das suas receitas recomendava levar ao fogo pedaços de tomate, sem pele ou sementes, temperando com salsinha, cebola e alho picado, salpicados com sal e pimenta, acrescidos de azeite e vinagre, para obter um ,olho de tomate "de estilo espanhol".
Em 1745, o livro do espanhol Juan Altamiras descrevia duzentas receitas, dentre as quais treze tinham tomate em seus ingredientes. Já na Inglaterra, a partir de 1750, se tem evidências de seu uso pelas famílias judias, que já o consumiam, muito embora permanecesse suspeito ao restante dos cidadãos até o século XIX.
É a partir desta altura que o tomate passa a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois em França, Espanha e Portugal, ganhando popularidade depois que os povos do sul da Europa declinaram sobre aquela suspeita, tornando-o um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea.


Algumas variedades e uso do tomate

Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso:
Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo;
Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo;
Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo;
Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado;
Cereja, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um "minitomate", com tamanho pequeno, redondo ou oblongo.
Além de diferirem em seu formato, os tomates também podem ter variações em sua coloração. Apesar de ser bem mais comum encontra-lo na coloração vermelha, atualmente, novos tipos de tomate podem ser encontrados na cor rosada, amarela e laranja, os dois últimos são mais difíceis de serem encontrados no Brasil.

O tomate faz bem à saúde


O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas), vitaminas do complexo A e B e minerais importantes, como o fósforo e potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente.
Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira por cientistas britânicos revela que os homens que comem mais de dez porções da fruta por semana têm um risco 18% menor de desenvolver câncer de próstata.
Os cientistas britânicos listaram mais quatro motivos para você comer tomate:

1 – Tomate pode aumentar a fertilidade masculina até 70%
Em alguns casos, a substância leva a uma redução da taxa de espermatozoides danificados. Em outros, melhora o movimento dos espermatozoides. A próxima fase é provar, em um estudo amplo, que a ingestão da substância aumenta as taxas de gravidez, segundo o jornal britânico "Daily Mail".

2 – Dieta rica em tomate pode reduzir risco de câncer de mama
O risco de desenvolver câncer de mama aumenta no período pós-menopausa, especialmente por causa do aumento do índice de massa corporal. O estudo mostrou que uma dieta rica em tomates pode ter um efeito positivo no nível de hormônios que regulam o metabolismo da gordura e do açúcar.


3 - Comer tomate reduz o risco de sofrer um AVC
Pessoas com maiores quantidades de licopeno no sangue têm 55% menos probabilidade de ter um acidente vascular cerebral do que quem tem menos licopeno no sangue.

4 - Tomate ajuda a prevenir osteoporose
O tomate é um poderoso antioxidante que, ao contrário de nutrientes em frutas e legumes mais frescos, tem ainda maior biodisponibilidade após o cozimento e processamento. Tomates também contêm outros mecanismos de proteção, tais como funções antitrombóticas e anti-inflamatórios.

Receita de Sopa de abóbora com tomates e manjericão


Ingredientes para 4 pessoas:
650 g de abóbora
650 g de tomate maduro (usei coração de boi)
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
500 ml de caldo de legumes
20 folhas de manjericão
Sal e pimenta-preta q.b.



1. Descascar a abóbora e cortá-la em cubos.


2. Retirar a pele e as sementes ao tomate. Coloque os tomates numa panela de água e leve-a ao fogo. Quando levantar fervura retire os tomates, removendo a pele e as sementes do interior.


3. Colocar num tabuleiro de forno a abóbora, o tomate picado, a cebola cortada em meias luas e os dentes de alho. Temperar com sal e regar com azeite.


4. Levar ao forno pré-aquecido a 200.º C durante 40 minutos, a meio mexer a mistura.


5. Colocar os legumes assadas numa panela. Regar com o caldo de legumes quente e adicionar as folhas de manjericão.


6. Triturar tudo no liquidificador. Se necessário retificar o sal.


Servir esta sopa com pão torrado e queijo mozarela.

Nota: tem outra opção que é não levar os ingredientes ao forno.

Deixar cozer tudo em lume brando (alho, cebola, tomate sem pele e sementes, abóbora, adicionando água, azeite e o caldo de legumes). Depois de cozidos os legumes passar no liquidificador servindo com o manjericão, pão torrado e queijo mozarela a gosto.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Marilyn Monroe 52 anos após a sua morte

Em 5 de agosto de 1962, às 4:25 da madrugada, o sargento Jack Clemmons recebeu um telefonema do Dr. Ralph Greenson, psiquiatra de Marilyn Monroe, dizendo que fora encontrada morta em sua casa de Brentwood, Los Angeles, EUA.
Falecia assim, aos 36 anos de idade Marilyn Monroe (Norma Jeane Mortenson seu verdadeiro nome, nasceu em 1 de junho de 1926), atriz, cantora e modelo.
Na autópsia posterior, foram detectados no seu corpo 8mg de hidrato de cloro e 4,5% miligrama de Nembutal, e o Dr. Thomas Noguchi disse que a causa da sua morte foi "envenenamento barbitúrico agudo", resultante de um "provável suicídio”.
Muitas teorias, incluindo assassinato, circularam sobre as circunstâncias de sua morte depois que o corpo foi encontrado, algumas teorias de conspiração envolveram ciúmes de John Kennedy, por uma traição de Marilyn com o irmão do presidente Robert Kennedy, enquanto outras teorias sugerem seu envolvimento com a máfia, no entanto foi relatado que o presidente Kennedy foi a última pessoa a falar com Monroe.

Em 8 de agosto de 1962, Marilyn Monroe foi enterrada em uma cripta no vigésimo  quarto Corridor of Memories, no Westwood Village Memorial Park Cemetery, em Los Angeles, e Joe DiMaggio, seu segundo marido, foi o responsável pelo funeral (Marilyn Monroe casou-se por três vezes, o primeiro com James Dougherty, depois com Joe DiMaggio e por fim com Arthur Miller), que consistiu em apenas 31 amigos e familiares próximos, e o seu caixão foi coberto por bronze sólido e estava forrado com seda.
Allan "Whitey" Snyder fez a maquiagem, que era supostamente uma promessa feita em anos anteriores, se ela morresse antes dele, estava usando seu vestido verde favorito de Emilio Pucci, em suas mãos, estava um pequeno buquê de rosas, e a  polícia também estava presente para manter a imprensa e curiosos para longe.
Conta-se que Joe DiMaggio colocava várias rosas sobre sua cripta todos os dias, até  morrer (em 1999). As netas de DiMaggio encontraram uma carta de Monroe do dia 4 de Agosto de 1962 (um dia antes de sua morte), dizendo "Eu te amo, Joe".

Teorias sobre o suicídio de Marilyn Monroe
As circunstâncias de sua morte têm sido objeto de especulação, e, embora oficialmente classificado como um "provável suicídio", a possibilidade de uma overdose acidental, bem como de homicídio, não foram descartadas.
Até hoje, e já se passaram mais de 52 anos, a morte de Marilyn Monroe alimenta teorias de conspiração, mas um documento do FBI tornado público em 2007, lançou mais dúvidas sobre o que ocasionou o suicídio da atriz.
O documento, enterrado entre milhares de páginas classificadas que todos os anos passam para o domínio público ao abrigo da Lei de Liberdade de Informação, e datado de 19 de Outubro de 1964, mais de dois anos após a morte da atriz, tem como título "Robert F. Kennedy".

John e Bob Kennedy
J. Edgar Hoover, o diretor do FBI na época, tinha uma verdadeira obsessão pela vida das celebridades e políticos de esquerda, como os Kennedy, mandava-os espiar e mantinha sobre eles dossiês constantemente atualizados. Este dossiê, feito por um agente do FBI que trabalhava para o então governador da Califórnia Pat Brown, foi enviado para Washington por Curtis Lynum, diretor do FBI em S. Francisco, e circulou imediatamente entre os dirigentes da organização.
O documento revela que houve uma conspiração, aparentemente ordenada por Bob Kennedy e executada pelo ator e seu cunhado Peter Lawford, além do psiquiatra da atriz e a empregada doméstica de Marilyn, para conduzir esta ao suicídio.
Marilyn era conhecida pelas suas falsas tentativas de suicídio e como estava a preparar mais um desses estratagemas para captar a simpatia do público, os conspiradores quiseram assegurar-se que dessa vez a tentativa não seria falhada.
Escreve o agente do FBI que “Lawford fez ‘preparativos especiais’ com o psiquiatra de Marilyn, Ralph Greenson, de Beverly Hills”. O psiquiatra estava a tratar Marilyn de problemas emocionais e a tentar que deixasse de tomar barbitúricos, na última consulta, receitou-lhe Seconal e passou-lhe uma receita de 60 comprimidos, quantidade fora do habitual dado que as consultas eram frequentes.
No dia da morte da atriz (5 de Agosto de 1962), a empregada colocou o frasco de comprimidos na mesa de cabeceira. (a empregada e a secretária pessoal e agente de imprensa de Marilyn, Pat Newcomb, estariam a colaborar no plano para a induzir ao suicídio).
Nesse mesmo dia, Robert Kennedy abandonou o Beverly Hills Hotel, onde estava indo para o St. Charles Hotel em S. Francisco.
De lá, escreve o agente do FBI, "Robert Kennedy fez um telefonema a Peter Lawford para perguntar se Marilyn ainda não tinha morrido". Acrescenta que Lawford telefonou e falou com Marilyn "e depois voltou a telefonar para se assegurar de que ela não atendia".
O documento afirma que a empregada telefonou então para o psiquiatra, "Marilyn esperava que lhe fosse feita uma lavagem ao estômago e conseguir simpatia pela sua tentativa de suicídio. O psiquiatra aconselhou Marilyn a ir dar uma volta, apanhar ar fresco e só a foi ver depois de se saber que tinha morrido".
O relatório diz ainda que Bob Kennedy prometera a Marilyn que se ia divorciar para casar com ela, mas cedo a atriz percebeu que não era essa a sua intenção. “Bob disse-lhe também para não se preocupar com a ameaça de cancelamento do contrato com a 20th Century Fox porque “trataria de tudo”, mas como ele nada fez Marilyn telefonou-lhe ameaçando que ia tornar público o caso entre eles”.

O nome Marilyn Monroe ainda fatura

Em 1999, Monroe foi classificada como a sexta maior estrela feminina de todos os tempos pela American Film Institute, e, nas décadas seguintes a sua morte, tem sido frequentemente citada tanto como um ícone pop e cultural, bem como o símbolo sexual por excelência americana. Em 2009, um canal americano a nomeou na 1ª posição das mulheres mais sexy de todos os tempos.

De acordo com a Forbes Magazine, o "negócio" Marilyn no ano passado gerou cerca de US $ 30 milhões, apenas atrás de Michael Jackson e Elvis Presley.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Batom nunca pode faltar na bolsa de uma mulher

O Batom é o tal item de maquiagem que não pode faltar na bolsa de uma mulher. Vamos saber um pouquinho sobre ele?

O batom foi criado no século XVI e popularizado pela rainha Elizabeth I, que maquiava os lábios com mel e mercúrio vermelho, é o cosmético mais vendido no mundo sendo criado comercialmente como produto em 1915.
Nos dias de hoje, diferente dos tempos mais antigos, existe uma infinidade de cores e marcas de batons.
Os batons podem ser a estrela da maquiagem (como os vermelhos) ou arrematar as “makes” com toques de sofisticação (como os “nudes”), porém deve-se prestar muita atenção se a cor e o acabamento do batom irão combinar corretamente com a cor da sua pele.
Com a miscigenação entre as populações, as gamas de cores que abrangem os tons e sub-tons de peles aumentaram ainda mais, mas é possível encontrar o batom perfeito para você, que combine com o seu estilo.

E o Batom Vermelho?
Batons vermelhos são clássicos, elegantes, sensuais, femininos e chiques, talvez seja a cor de batom que mais adjetivos suporta, até porque a cor possui muitos significados.
Os vermelhos podem ser de várias tonalidades, desde os chamados “vermelhos abertos” até os mais escuros, conhecidos como “vermelhos fechados”.
O batom vermelho faz parte de um grande dilema, usar ou não usar? Isso porque a cor deixa um pouco de lado a delicadeza e a simplicidade, garantindo maquiagens mais poderosas e ousadas, tendência que se renova a cada temporada, o tom vem ganhando novas adeptas, isso pelo fato que surgem a cada dia, dicas de como usar e novas maneiras de criar makes harmoniosas, sem exageros e cheias de estilo.
A primeira dúvida que surge quando o batom escolhido é o vermelho, é se qualquer pessoa o pode usar.
Pode-se afirmar que cada pele merece um tom dessa paleta, veja algumas dicas de cores para o tom de pele:
Pele Clara: quem possui a pele clara, pode se considerar sortuda, já que pode abusar de todos os tons de vermelho, inclusive acrescentar brilho com uso de gloss.
Pele Morena: já as morenas devem ficar atentas ao batom vermelho, dando preferência por modelos mais escuros e sem brilho, uma boa opção são os batons matte.
Pele Negra: a pele negra fica no meio termo, podendo optar por dois modelos, ou tons mais puxados para o laranja, que dá vivacidade ao make ou os mais escuros, quase chegando no vinho.

Como usar o Batom Vermelho


Batom Vermelho Suave: Aplique um pouco de pó para cobrir a cor dos lábios, fixar e realçar o tom do batom vermelho. Com a ponta do dedo, aplique o batom dando leves batidinhas até conseguir uma leve cobertura.
Batom Vermelho Sexy: Use um corretivo para apagar toda a cor dos lábios. Assim você também faz o contorno da boca corretamente e fixa melhor o batom. Use um lápis de boca, da mesma cor do seu batom, para fazer o contorno. Para não errar, faça o desenho com riscos pequenos, nunca de uma só vez, segurando o lápis bem de leve. Preste atenção para que o traço fique igual nos dois lados. Preencha os lábios completamente com o lápis, ele vai segurar a cor e evitar que o batom vermelho escorra para fora do contorno. Agora aplique o batom com um pincel em toda a boca. Para destacar ainda mais sua boca vermelha, passe um gloss transparente ou da mesma cor por cima.
A graduação das cores das nossas peles não se define apenas em “brancos”, “morenos” e “negros”, indo muito além das noções óbvias.
As diversas etnias, além de se diferenciarem pelos tons “tradicionais”, também contam com os sub-tons. Por exemplo, duas pessoas possuem o tom de pele claro, mas uma tem o fundo rosado e a outra o fundo amarelado, e mesmo que sejam brancas, tem cores de peles diferentes.
Assim que isto for identificado, a escolha do batom ideal já estará na metade do caminho, restando apenas identificar qual é o tom que você deseja usar em determinada ocasião, no dia a dia ou apenas para completar a sua maquiagem, pintando os seus lábios.



Escolhendo o Batom ideal

Batons para peles brancas rosadas
Para as mulheres brancas rosadas, a cartela de cores de batons transita entre as graduações dos tons puxados para o vermelho, durante o dia, o recomendado é a utilização de todas as nuances de rosa claro e rosa antigo, avermelhando e também para o tom de pêssego e coral. Caso seja do desejo dar um up na cor, utilize o gloss com fundo rosado.
Para ocasiões noturnas, o batom transforma-se no centro da maquiagem, pois os tons indicados para as brancas rosadas são os vermelhos vibrantes, como o escarlate e cereja. Se estas forem nuances muito abertas, mas ainda assim houver o desejo de usar um batom escuro, opte por produtos com tons de marrom ou framboesa.
Deve-se evitar, no caso das brancas rosadas, a regra é evitar tons com fundo puxado para o alaranjado, pois este entra em conflito e apaga o tom rosado da própria pele, deixando-as pálidas.



Brancas amareladas e ocidentais
Os batons perfeitos para as brancas amareladas ou orientais não é muito diferente das rosadas em questão de cores principais, pois os produtos vão se diferir entre a intensidade da cor e nuance de fundo.
Para o dia a dia, os tons de rosa devem reinar na nécessaire das brancas amareladas e orientais, tons de rosa intenso, antigo e avermelhado podem (e devem) ser usados sem medo. Caso almejem um acabamento cintilante, o gloss com fundo dourado torna-se a melhor opção.
À noite, batons vermelhos abertos, como o tomate, são os eleitos para as brancas amareladas e orientais, pois promovem o melhor contraste com a pele, entretanto, se o vermelho for chamativo demais, substitua-o pelo pink, que trás consigo um ar mais divertido, mas exerce o mesmo papel da cor anterior. Caso deseje um visual mais sério, basta escolher tons mais escuros de vermelho.

Deve-se evitar, as brancas amareladas ou orientais devem passar longe de batons com tons puxados para o fundo laranja-amarelo e nuances claras demais, pois essas deixam o rosto pálido e com aparência de doente.



Morenas
O tom de pele moreno é um dos mais difundidos no Brasil, devido a miscigenação ocorrida na época do império, os batons para as mulheres morenas contam com uma ótima seleção de cores, promovendo visuais diurnos e noturnos perfeitos.
Caso uma maquiagem mais básica seja escolhida, batons que lembram tons de caramelo e café com leite são os coringas para as peles morenas. Um pouco mais de cor para o dia pode ser adicionado com o uso de tons mais vivos como o rosa, pêssego e coral, podendo até serem finalizados por coberturas cintilantes de bronze ou dourado.
As morenas devem apostar com tudo em batons de cores como framboesa, sangue, vinho e bordô (ou burgundy, ou borgonha) para a noite, juntamente com os marrons escuros.
Deve-se evitar, batons com tons frios e “cobertura de pomada” devem passar longe de qualquer nécessaire de mulheres morenas, pois criam um visual pesado e o fundo da cor do batom entra em conflito com o tom mais quente da pele.


Negras
As negras, que possuem esse tom devido a alta concentração de melanina na pele, também contam com uma ampla variedade como opções de batons, tanto para o dia quanto para a noite, entretanto, todas as cores devem ser puxadas para as nuances mais escuras, evitando contraste com a cor da pele.
Durante o dia, opções de rosas, alaranjados e tons puxados para o roxo, como o tom uva e framboesa, são opções válidas, ainda mais quando as mesmas possuem um fundo escurecido pelo marrom para as negras.
Os tons fechados de vermelho, tais como o bordô e o vinho, são as opções certeiras juntamente com o marrom terra para batons de ocasiões noturnas. Algumas cores de vermelho com fundo alaranjado também deve ser usados, criando um visual moderno e elegante para as peles negras.
Deve-se evitar, batons com nuances claras.


Alguns conselhos importantes
Antes de maquilar os lábios com o batom, é extremamente importante hidratar e preparar a boca com uma fina camada de base.
O primeiro passo é para a prevenção de rachaduras ou até mesmo para o batom não esfarelar, já o segundo é para revelar a verdadeira cor do produto em sua boca, já que a mesma interfere e a cor da bala pode sofrer mudanças. É como se o batom fosse aplicado em uma tela branca, revelando exatamente o seu tom original.
Caso tenha algum batom com acabamento mais cintilante, mas queira utilizar aquela cor num efeito matte, aplique uma fina camada de pó compacto ou translúcido após passar o batom nos lábios. Além de fixar o produto melhor, o efeito do pó apaga o brilho original.


Recomendo para o dia, o Batom da linha Ultra Color Absolute – FPS , da Avon, é excelente e com alto poder de hidratação, a um preço bem razoável;
Para a noite recomendo o Batom da linha Rouge Allure Velvet, Batom Opaco Aveludadoda Chanel, por ser um artigo importado o preço é elevado.