terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Batom nunca pode faltar na bolsa de uma mulher

O Batom é o tal item de maquiagem que não pode faltar na bolsa de uma mulher. Vamos saber um pouquinho sobre ele?

O batom foi criado no século XVI e popularizado pela rainha Elizabeth I, que maquiava os lábios com mel e mercúrio vermelho, é o cosmético mais vendido no mundo sendo criado comercialmente como produto em 1915.
Nos dias de hoje, diferente dos tempos mais antigos, existe uma infinidade de cores e marcas de batons.
Os batons podem ser a estrela da maquiagem (como os vermelhos) ou arrematar as “makes” com toques de sofisticação (como os “nudes”), porém deve-se prestar muita atenção se a cor e o acabamento do batom irão combinar corretamente com a cor da sua pele.
Com a miscigenação entre as populações, as gamas de cores que abrangem os tons e sub-tons de peles aumentaram ainda mais, mas é possível encontrar o batom perfeito para você, que combine com o seu estilo.

E o Batom Vermelho?
Batons vermelhos são clássicos, elegantes, sensuais, femininos e chiques, talvez seja a cor de batom que mais adjetivos suporta, até porque a cor possui muitos significados.
Os vermelhos podem ser de várias tonalidades, desde os chamados “vermelhos abertos” até os mais escuros, conhecidos como “vermelhos fechados”.
O batom vermelho faz parte de um grande dilema, usar ou não usar? Isso porque a cor deixa um pouco de lado a delicadeza e a simplicidade, garantindo maquiagens mais poderosas e ousadas, tendência que se renova a cada temporada, o tom vem ganhando novas adeptas, isso pelo fato que surgem a cada dia, dicas de como usar e novas maneiras de criar makes harmoniosas, sem exageros e cheias de estilo.
A primeira dúvida que surge quando o batom escolhido é o vermelho, é se qualquer pessoa o pode usar.
Pode-se afirmar que cada pele merece um tom dessa paleta, veja algumas dicas de cores para o tom de pele:
Pele Clara: quem possui a pele clara, pode se considerar sortuda, já que pode abusar de todos os tons de vermelho, inclusive acrescentar brilho com uso de gloss.
Pele Morena: já as morenas devem ficar atentas ao batom vermelho, dando preferência por modelos mais escuros e sem brilho, uma boa opção são os batons matte.
Pele Negra: a pele negra fica no meio termo, podendo optar por dois modelos, ou tons mais puxados para o laranja, que dá vivacidade ao make ou os mais escuros, quase chegando no vinho.

Como usar o Batom Vermelho


Batom Vermelho Suave: Aplique um pouco de pó para cobrir a cor dos lábios, fixar e realçar o tom do batom vermelho. Com a ponta do dedo, aplique o batom dando leves batidinhas até conseguir uma leve cobertura.
Batom Vermelho Sexy: Use um corretivo para apagar toda a cor dos lábios. Assim você também faz o contorno da boca corretamente e fixa melhor o batom. Use um lápis de boca, da mesma cor do seu batom, para fazer o contorno. Para não errar, faça o desenho com riscos pequenos, nunca de uma só vez, segurando o lápis bem de leve. Preste atenção para que o traço fique igual nos dois lados. Preencha os lábios completamente com o lápis, ele vai segurar a cor e evitar que o batom vermelho escorra para fora do contorno. Agora aplique o batom com um pincel em toda a boca. Para destacar ainda mais sua boca vermelha, passe um gloss transparente ou da mesma cor por cima.
A graduação das cores das nossas peles não se define apenas em “brancos”, “morenos” e “negros”, indo muito além das noções óbvias.
As diversas etnias, além de se diferenciarem pelos tons “tradicionais”, também contam com os sub-tons. Por exemplo, duas pessoas possuem o tom de pele claro, mas uma tem o fundo rosado e a outra o fundo amarelado, e mesmo que sejam brancas, tem cores de peles diferentes.
Assim que isto for identificado, a escolha do batom ideal já estará na metade do caminho, restando apenas identificar qual é o tom que você deseja usar em determinada ocasião, no dia a dia ou apenas para completar a sua maquiagem, pintando os seus lábios.



Escolhendo o Batom ideal

Batons para peles brancas rosadas
Para as mulheres brancas rosadas, a cartela de cores de batons transita entre as graduações dos tons puxados para o vermelho, durante o dia, o recomendado é a utilização de todas as nuances de rosa claro e rosa antigo, avermelhando e também para o tom de pêssego e coral. Caso seja do desejo dar um up na cor, utilize o gloss com fundo rosado.
Para ocasiões noturnas, o batom transforma-se no centro da maquiagem, pois os tons indicados para as brancas rosadas são os vermelhos vibrantes, como o escarlate e cereja. Se estas forem nuances muito abertas, mas ainda assim houver o desejo de usar um batom escuro, opte por produtos com tons de marrom ou framboesa.
Deve-se evitar, no caso das brancas rosadas, a regra é evitar tons com fundo puxado para o alaranjado, pois este entra em conflito e apaga o tom rosado da própria pele, deixando-as pálidas.



Brancas amareladas e ocidentais
Os batons perfeitos para as brancas amareladas ou orientais não é muito diferente das rosadas em questão de cores principais, pois os produtos vão se diferir entre a intensidade da cor e nuance de fundo.
Para o dia a dia, os tons de rosa devem reinar na nécessaire das brancas amareladas e orientais, tons de rosa intenso, antigo e avermelhado podem (e devem) ser usados sem medo. Caso almejem um acabamento cintilante, o gloss com fundo dourado torna-se a melhor opção.
À noite, batons vermelhos abertos, como o tomate, são os eleitos para as brancas amareladas e orientais, pois promovem o melhor contraste com a pele, entretanto, se o vermelho for chamativo demais, substitua-o pelo pink, que trás consigo um ar mais divertido, mas exerce o mesmo papel da cor anterior. Caso deseje um visual mais sério, basta escolher tons mais escuros de vermelho.

Deve-se evitar, as brancas amareladas ou orientais devem passar longe de batons com tons puxados para o fundo laranja-amarelo e nuances claras demais, pois essas deixam o rosto pálido e com aparência de doente.



Morenas
O tom de pele moreno é um dos mais difundidos no Brasil, devido a miscigenação ocorrida na época do império, os batons para as mulheres morenas contam com uma ótima seleção de cores, promovendo visuais diurnos e noturnos perfeitos.
Caso uma maquiagem mais básica seja escolhida, batons que lembram tons de caramelo e café com leite são os coringas para as peles morenas. Um pouco mais de cor para o dia pode ser adicionado com o uso de tons mais vivos como o rosa, pêssego e coral, podendo até serem finalizados por coberturas cintilantes de bronze ou dourado.
As morenas devem apostar com tudo em batons de cores como framboesa, sangue, vinho e bordô (ou burgundy, ou borgonha) para a noite, juntamente com os marrons escuros.
Deve-se evitar, batons com tons frios e “cobertura de pomada” devem passar longe de qualquer nécessaire de mulheres morenas, pois criam um visual pesado e o fundo da cor do batom entra em conflito com o tom mais quente da pele.


Negras
As negras, que possuem esse tom devido a alta concentração de melanina na pele, também contam com uma ampla variedade como opções de batons, tanto para o dia quanto para a noite, entretanto, todas as cores devem ser puxadas para as nuances mais escuras, evitando contraste com a cor da pele.
Durante o dia, opções de rosas, alaranjados e tons puxados para o roxo, como o tom uva e framboesa, são opções válidas, ainda mais quando as mesmas possuem um fundo escurecido pelo marrom para as negras.
Os tons fechados de vermelho, tais como o bordô e o vinho, são as opções certeiras juntamente com o marrom terra para batons de ocasiões noturnas. Algumas cores de vermelho com fundo alaranjado também deve ser usados, criando um visual moderno e elegante para as peles negras.
Deve-se evitar, batons com nuances claras.


Alguns conselhos importantes
Antes de maquilar os lábios com o batom, é extremamente importante hidratar e preparar a boca com uma fina camada de base.
O primeiro passo é para a prevenção de rachaduras ou até mesmo para o batom não esfarelar, já o segundo é para revelar a verdadeira cor do produto em sua boca, já que a mesma interfere e a cor da bala pode sofrer mudanças. É como se o batom fosse aplicado em uma tela branca, revelando exatamente o seu tom original.
Caso tenha algum batom com acabamento mais cintilante, mas queira utilizar aquela cor num efeito matte, aplique uma fina camada de pó compacto ou translúcido após passar o batom nos lábios. Além de fixar o produto melhor, o efeito do pó apaga o brilho original.


Recomendo para o dia, o Batom da linha Ultra Color Absolute – FPS , da Avon, é excelente e com alto poder de hidratação, a um preço bem razoável;
Para a noite recomendo o Batom da linha Rouge Allure Velvet, Batom Opaco Aveludadoda Chanel, por ser um artigo importado o preço é elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário