quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

“A Menina do Mar” Sophia de Mello Breyner Andresen

Publicado originalmente em 1958, “A menina do mar” é uma obra-prima de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2014).
O livro, um dos mais conhecidos para crianças em Portugal, conta a história de um menino que mora na praia e, um dia, ouve uma estranha gargalhada, que mais parece ter vindo de baixo d’água.
Ao seguir o som desconhecido, se depara com uma cena curiosa, uma menina, pequena e de cabelos azuis, dança com um polvo, um caranguejo e um peixe.
Desse encontro nasce uma amizade que supera a diferença entre os dois mundos, a terra e o mar.
Ela vive no mar, e é bailarina da "Grande Raia", uma rainha dos mares, que sobre ela mantém vigilância, não a deixando realizar o seu sonho de conhecer a terra firme, onde mora o rapaz. Além disso, a menina não consegue sobreviver longe da água, pois, fica desidratada, ainda que consiga respirar dentro e fora de água. O rapaz, com que estabelece amizade, tem o desejo de conhecer o fundo do mar. A história desenrola-se com a tentativa dos dois em realizar os seus sonhos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Os benefícios da escrita para a saúde

Os benefícios da escrita vão muito além do simples ato de escrever 

O simples ato de escrever transporta em si fortes benefícios físicos e mentais para a saúde, tais como melhorias a longo prazo na diminuição dos níveis de estresse e sintomas depressivos. 
Existem vários estudos sobre este assunto, em 2005 uma análise sobre os benefícios emocionais e físicos para a saúde através da escrita, os pesquisadores descobriram que os participantes no estudo que escreveram entre 15 a 20 minutos (de 3 a 5 vezes) durante um estudo que durou quatro meses, melhoraram significativamente comparados a outros que não o fizeram.
Ao escrever sobre eventos traumáticos, estressantes ou comoventes, os participantes foram significativamente mais propensos a ter menos doenças e a ser menos afetados por qualquer tipo de trauma, por outro lado, os participantes passaram menos tempo no hospital, viram a sua pressão arterial equilibrar-se, e no geral a sua vida melhorou.