quarta-feira, 25 de maio de 2016

“Sou tão misteriosa que não me entendo” Clarice Lispector

Dezembro está a chegar, para uns o começo do Inverno, para outros o começo do Verão, para outros a memória, e como ela é poderosa.
Aqui há uns anos pediram-me que escrevesse sobre uma escritora de que eu já tinha ouvido falar, já tinha lido e que, desde essas alturas o que mais tinha retido, da pessoa em si, é que por ter adormecido na sua cama com um cigarro acesso, provocou um incêndio que destruiu todo o seu quarto, foi hospitalizada em estado grave, e que teve quase a mão direita amputada devido às queimaduras sofridas.
Sabia também que se tinha apaixonado perdidamente em jovem por um escritor, mas em nada resultou porque ele era homossexual, e que, ao seu primeiro filho foi diagnosticado esquizofrenia, algo do qual nunca se perdoou, como se a culpa da doença dele, fosse toda sua.
Escreveu em colunas femininas, tipo Correio Feminino e Só para mulheres, mas é reconhecida mundialmente (muito mais nos meios acadêmicos) como uma das escritoras mais influentes do sec. XX, pela sua escrita inovadora, num estilo solto, elíptico, fragmentário, onde o caráter existencial abrange quase toda a sua obra.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Adoçantes podem causar obesidade e diabetes

Eran Elinav, e outros investigadores do Instituto Weizmann de Ciência (Israel) descobriram um efeito tangível na utilização dos adoçantes sobre a nossa fisiologia, o seu consumo pode provocar desequilíbrios da flora intestinal,  e que, por sua vez, esses desequilíbrios podem fazer aumentar perigosamente os níveis de açúcar no sangue, ou seja, precisamente o que se pretendia evitar ao substituir o açúcar natural por adoçantes.
Apesar de serem muito preliminares, os seus resultados, que foram publicados esta quarta-feira na revista Nature, levam estes autores a concluir que “a utilização em massa destes aditivos alimentares deve ser reavaliada” e que "os adoçantes poderão ter contribuído diretamente para exacerbar precisamente a epidemia [de obesidade] que se destinavam a combater".