Quando
admiramos pinturas de antigos acupunturistas, não podemos deixar de reparar que
a maioria deles têm longas varas para o caminho, pincéis de caligrafia,
espadas, ou cabaças, é claro que esses "objetos" foram incluídos nas
pinturas por um motivo especial.
A
vara, a espada e as partes dos pincéis de caligrafia, apesar das muitas teorias
que lhe estão subjacentes, representam as extensões das mãos, e se conectam com
o interior, ou como dizem os chineses: 内外 合一 (o interno e o externo tornam-se um só).
Então,
as energias podem fluir sem obstáculos e a intenção (意) pode chegar à ponta do instrumento, como
é exigido na caligrafia ou teoria marcial.
As
cabaças representam muitas vezes o "dantian", os acupunturistas
antigos costumavam pendurar cabaças na porta de suas clínicas, como um sinal de
que eles são médicos especialistas, e entraram no portão do Tao (pronuncia-se
“dao” significa literalmente “o caminho”, tanto no sentido físico como no de
conduta, meio. É um princípio universal subjacente a tudo, da criação das
galáxias até as interações entre pessoas. O funcionamento do Tao é complexo e frequentemente
transcende a lógica humana. O raciocínio não é suficiente para compreender o
Tao. Temos de utilizar também a intuição).
No
treinamento básico Yiquan (Arte da Grande Realização), deve-se primeiro prestar
atenção em manter o corpo da vara com firmeza, sempre olhando para a ponta,
buscando forças em seis direções (de cima para baixo, esquerda-direita, para
trás e frente). Nesta fase, estas disposições deverão assegurar o
estabelecimento de um quadro correto e a capacidade de exercer o poder de todo
o corpo em direção a um ponto, que é a ponta do polo (点), onde a intenção e o espírito devem
sempre projetar direção.
Embora
a agulha de acupuntura seja um instrumento muito menor, no entanto, aplicam-se
regras semelhantes. Por exemplo, na escola Neijing ficamos a saber que, o Tao
de agarrar a agulha deve ser com firmeza, como se fosse um tesouro precioso. Insira
[a agulha] com o dedo em linha reta [perpendicular], e não dobrando em direção
da esquerda ou direita. O espírito é na ponta da agulha. Concentre-se
no paciente. Tenha cuidado para evitar os vasos sanguíneos, assim o agulhamento
não trará nenhum dano.
Tradicionalmente,
a Acupuntura foi inseparavelmente ligada à formação do espírito (Shen 神) e intenção (yi - 意). Isto foi conseguido através da
formação neigong rigorosa (diversos conjuntos de técnicas e métodos de
meditação e de respiração associadas ao Taoismo e às artes marciais
chinesas).
Não é
por acaso que, além dos palácios imperiais e as cidades, a medicina tradicional
muitas vezes floresceu por nos centros taoistas e budistas, onde pessoas
treinadas nas artes marciais entendiam de traumatologia e acupuntura na prática.
Taoistas
e budistas médicos conseguiram fazer conexões marciais e médicas logo no início
e aumentar significativamente a eficácia do seu tratamento, acabando por
atingir altos níveis de mestria.
A
capacidade de desenvolver uma boa estrutura corporal (de acordo com as
harmonias internas e externas), concentrar o espírito, treinar a mente e
intenção, também foram vitais para a acupuntura, e pode influenciar fortemente
o resultado do tratamento.
Uma
falha contínua para promover o efeito curativo é devido à incapacidade do
acupunturista para concentrar sua essência espiritual. Quando a pessoa não
dá atenção para a mente e intenção, suas harmonias [] interna e externa estarão
em desacordo, e isso vai dar origem a dúvidas e pode levar ao perigo.
O
método [correto] para usar as demandas de agulha para [completamente]
compreender a forma física, o Qì (Qì
(Chi) é sopro, ar ou energia e o termo tem em si os sentidos de sopro de ar e
sopro vital) e sua posição. Esquerda e direita, superior e inferior, yin e
yang, exterior e interior, e se [a quantidade] de Qì e sangue são suficientes
ou escassos, [ou] se o movimento [de QÌ] obedece ou contadores [o fluxo
normal], então eles podem estabelecer a melhor forma de tratamento.
Examine
as raízes e ramos, verificar sobre frio e calor (ou seja, calafrios e febre),
derivam da localização do mal, e a acupuntura não irá causar qualquer dano.
Acupunturistas
que praticaram a escola de Yiquan, muitas vezes, podem usar a sua compreensão
da arte de dirigir a intenção Yi (意)
para a ponta da agulha, e influenciam fortemente o movimento do Qì.
Zhan
Zhuang (meditação que é feita em pé, conservando o praticante uma espécie de
aparente imobilidade) é a maneira mais direta de alcançar tal objetivo, porque
é simples, flexível e literalmente no ponto. Liga o interior com o
exterior, conscientemente controla todos os seus movimentos e progredindo em
seu treinamento diário lhe permitirá ir além e acima. Aprende no vazio, e é aí
que as melhores coisas vêm, mas depois de chegar a esse ponto, que é quando
você se tornar seu próprio professor, ou um "professor universal",
como é descrito nos clássicos marciais, então tudo é possível.
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