terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dieta a quanto obrigas

As dietas já fazem parte da rotina, não só das mulheres, mas os homens também as procuram, e depois das férias onde é natural que se consumam mais calorias nas diversas festas familiares e com amigos, existe depois a disciplina que toda a dieta obriga, todos querem enfim ter um corpo perfeito, ou quase.
A parte mais confusa é que aparecem então todos os tipos possíveis e impossíveis de dietas, é a dieta do chá, dieta das proteínas, dieta vegetariana e não param de aparecer diariamente mais de cinquenta.
Fui então procurar algumas das mais famosas dietas, mas é bom deixar claro: antes de iniciar qualquer programa para perder peso, consulte um médico ou nutricionista, esse deve ser o primeiro passo para quem quer manter-se em forma.
Algumas dietas

Dieta do Tipo sanguíneo
Criada pelo médico naturopata americano Peter James, é baseada no tipo sanguíneo. Para o autor, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento.
Alimentos permitidos:
Tipo sanguíneo O: os que têm sangue tipo O são carnívoras por natureza, por isso têm mais facilidade de digerir carne vermelha.
Tipo A: o sistema digestivo das pessoas desse grupo é mais sensível e, por isso, assimilam melhor os vegetais, peixes, cereais, leguminosas e frutas.
Tipo B: verdadeiros amantes de laticínios, são supertolerantes ao leite e seus derivados.
Tipo AB: os donos desse tipo sanguíneo aceitam comida misturada, mas com porções equilibradas.
Alimentos proibidos:
* Tipo O: produtos de trigo, como pães e gérmen de trigo, além dos derivados do leite são bem nocivos às pessoas com esse tipo.
* Tipo A: devem-se manter afastados da carne vermelha.
* Tipo B: aves e milho são alimentos extremamente nocivos para os integrantes desse tipo.
* Tipo AB: carne bovina, de porco e frango, além de leite integral e alguns derivados como queijo brie (cabra) e parmesão, não são bem-aceitos pelo organismo portador de sangue AB.
Vantagem: os programas incluem todos os grupos alimentares para todos os tipos de sangue.
Desvantagem: o que depõe contra é que o programa alimentar baseado no tipo sanguíneo ainda não tem comprovação científica. 
Dieta do Dr. Atkins 
Conhecida mundialmente como a dieta da proteína foi criada na década de 80 pelo médico americano Robert Atkins. Esse regime restringe severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições. A grande perda de peso em curto espaço de tempo é o principal motivo de tanta adesão ao regime. 
Alimentos permitidos:
Carnes, aves, peixes, verduras, frutas - até mesmo o abacate -, são muito bem-vindos. A dieta também libera o consumo de ovos e carnes de porco, como o bacon, à vontade.
Alimentos proibidos:
Todos os derivados de carboidrato são expressamente proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados também devem ser cortados do cardápio.
Vantagem: rápida perda de peso.
Desvantagem: é muito severo na ingestão de carboidrato, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo. 

Dieta do mediterrâneo
Baseada no consumo de azeite de oliva, essa dieta, criada pelo médico Ancel Keys em 1945, tem na culinária do Mediterrâneo sua grande fonte de inspiração. A alimentação oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.
Alimentos permitidos:
Pode-se consumir gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (salmão, atum, anchova, sardinha), ômega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, sementes de gergelim, girassol, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.
Alimentos proibidos:
Gordura saturada, carne vermelha, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.
Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.
Desvantagem: o grande consumo de vinho pode ser um problema. 

Dieta ortomolecular 
O programa nutricional ortomolecular, formulado pelo químico americano Linus Pauling, é um dos preferidos dos artistas ultimamente. Isso porque o objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos.
Alimentos permitidos: 
Quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos, carboidratos integrais e dá preferência à proteína com baixo teor de gordura, como peixes, ave, avestruz e clara de ovo.
Alimentos proibidos:
Alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo. O carboidrato simples é expressamente proibido na última refeição do dia.
Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora pele, cabelo, unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento do intestino.
Desvantagem: ainda é rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente. 

Dieta de South Beach
Desenvolvida pelo médico cardiologista americano Arthur Agatston, ela foi criada inicialmente para reduzir o colesterol ruim e o triglicérides do sangue. Mas como os pacientes perdiam peso, logo o programa alimentar passou a ser utilizado para o emagrecimento. Sua base é parecida com a do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e se preocupa com a qualidade dos alimentos.
Alimentos permitidos:
Todos os grupos alimentares são liberados em quantidades moderadas. E, nesse caso, o carboidrato refinado é substituído pelo integral, suprindo o organismo da necessidade dessa classe alimentar.
Alimentos proibidos:
Massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e frituras não são bem-vindos no cardápio. 
Vantagem: é menos severa, contempla todas as categorias alimentares e indica o consumo de produtos saudáveis.
Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, pessoas com problemas renais e ácido úrico não podem aderir à dieta. 

Dieta programada Lean Body 
Indicada somente para quem pratica exercícios físicos diariamente. Este programa, desenvolvido por Cliff Sheats, é o sonho de muita gente. Afinal, o lema é comer mais para emagrecer mais. A dieta se baseia na ideia de que um regime de baixa caloria não é indicado para queimar gordura. Ela apenas retarda o metabolismo e com isso você perde energia e não queima caloria, mas músculo.
Alimentos permitidos:
Faz um balanço entre o carboidrato, a proteína e a gordura. Tudo é permitido. Em quantidades adequadas, claro.
Alimentos proibidos:
Nenhum tipo de alimento é proibido. E as quantidades aumentam a cada semana. Até parece um sonho, não é mesmo!? Mas nem pense em aderir sem praticar atividade física.
Vantagem: como recomenda o aumento de calorias a cada semana, o risco de perda de massa muscular é mínimo e ainda aumenta o metabolismo basal.
Desvantagem: para aderir essa dieta é preciso praticar atividade física com muita disciplina.

Dieta da pirâmide dos alimentos 
A primeira versão dessa dieta, criada em 1992, pelo United States Department of Agriculture deu tão certo que foi atualizada em 2005. Ela tem uma orientação bem equilibrada e estimula a reeducação alimentar.
Alimentos permitidos:
Todos são permitidos. O princípio é respeitar o estreitamento da pirâmide. A atividade física, por exemplo, é a sua base e os doces estão lá no topo.
Alimentos proibidos:
Nessa dieta não há restrição de nenhum grupo alimentar.
Vantagem: todos os grupos alimentares são consumidos diariamente, o que garante o bom funcionamento do organismo.
Desvantagem: quando feita corretamente, não tem desvantagens.

Cada dieta tem as suas vantagens e desvantagens, e cada pessoa deve seguir sempre as indicações do seu médico, ou nutricionista antes de começar alguma.
Na Internet encontra todas estas dietas que mencionei, e um cardápio.

A disciplina e o exercício físico serão sempre essenciais em qualquer dieta.



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

“Pó de Lua - para diminuir a gravidade das coisas” de Clarice Freire

Clarice Freire é publicitária e criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos, a que deu o nome de “Pó de Lua”, cuja finalidade é “para diminuir a gravidade das coisas”.
Desde essa altura Clarice começou a conquistar uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras, conseguindo também congregar alguns nomes do cenário do Brasil como a atriz Grazi Massafera, ou a apresentadora Ticiane Pinheiro.
Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora nascida no Recife, de 25 anos de idade, conseguindo surpreender os seus admiradores com uma proposta diferente.
“Pó de lua”, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade, inspirada pelas quatro fases da lua, minguante, nova, crescente e cheia, a autora trata em frases concisas e certeiras sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.
Por outro lado, o traço das ilustrações de Clarice Freire é suave, assim como os versos e frases que compõem o blog que mantém Pó de Lua, e a sua escrita mostrou-se forte para prender diversos leitores pelas redes sociais. O site, assim como a página no Facebook, alcançaram sucesso entre os leitores, são mais de 600 mil seguidores na página da rede social, e algumas postagens rendem mais de 3 mil compartilhamentos.

Clarice diz ter se rendido à insistência de alguns amigos que achavam um desperdício que ela jogasse os papéis fora. “O blog foi criado com o intuito de guardar as coisas, o que foi um desafio para mim, que não gostava de mostrar nada para ninguém. Aos poucos, fui me acostumando e o motivo de escrever foi ganhando mais espaço. Acho que o objetivo é colocar para fora o que não cabe dentro, acredito que cada um sabe qual é a sua. A minha é essa. Escrever no Pó de Lua começou a ser uma hora para respirar durante o dia.”
Clarice é filha do escritor e compositor pernambucano Wilson Freire e prima de Marcelino Freire, também escritor, e foi na própria família que buscou referências quando começou a escrever, “Desde pequena era levada para recitais e peças de teatro com os textos dos dois. Quando adolescente, procurava muito as escritoras, as poetisas”, diz. E o pulso delicado e firme que dá vida aos textos é influência delas, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Cora Coralina, “Me identifico com a delicadeza mesmo falando sobre assuntos muito duros. Gosto disso.”
Clarice Freire conta que começou a escrever ainda pequena, quando ganhava cadernos de presente e se sentia na obrigação de preenchê-los, “Sempre gostei mais dos cadernos sem linhas, apesar de nunca ter conseguido escrever nada em linha reta. Minhas letras dançam, mas eu gosto. Um dia desses encontrei um poema que fiz com uns 12 anos num formato bem parecido com o Pó de Lua, achei interessante.”

O livro já está à venda, editado pela Intrínseca (clicando aqui acede ao hotsite do livro “Pó de Lua”), valendo a pena pelo menos ver o trabalho muito cuidado da autora.
Em entrevista ao blog Socila1 Clarisse Freire disse a respeito do que escreve, “Eu gosto de dar leveza às vivências do dia a dia. Aqueles sentimentos e reflexões que nos acompanham enquanto realizamos as atividades mais banais. Falo de coisas que a gente tem dentro da alma e de coisas invisíveis. Às vezes, um objeto que está ali e a gente vê todo dia está cheio de significados ocultos nele. Falo de medo e da alegria profunda, de saudade, amor e decisões. Eu busco dar leveza as coisas mais duras da vida.”
“A plataforma internet, ainda mais o Facebook, me dá um contato muito rápido e direto com quem lê e isso é maravilhoso. Ao publicar um texto, no mesmo segundo, sei a reação, o sentimento deles. Sei porque expressam mesmo”.